Fundação Rotária: há mais de 100 anos contribuindo por um mundo melhor
Criada em 1928, a Fundação atua por meio de 36 mil Rotary Clubs com 1,2 milhões de voluntários.
Novembro é o mês da Fundação Rotária e, através dela, podemos construir um mundo mais digno, já que cada valor investido pela Fundação Rotária equivale a uma pessoa com oportunidade de um futuro melhor, mesmo que de forma indireta. Temos orgulho em ser rotarianos e fazer parte dessa história.
Em 1917, Arch Klumph, presidente do Rotary, propõe a criação de um fundo de dotação para fazer o bem no mundo. Seu discurso na Convenção de Atlanta - EUA, plantou a semente do que hoje é conhecido como Fundação Rotária. “Acho urgentemente apropriado passarmos a aceitar doações com o propósito de fazer o bem no mundo” – Arch Klumph, junho de 1917. Inicialmente, a contribuição para o fundo proposto por Klumph veio do Rotary Club de Kansas City, também nos EUA, com o valor de US$26,50.
Na Convenção de 1928, em Minneapolis - EUA, a Fundação Rotária foi oficialmente criada e seu Conselho de Curadores formado. Antes disso, o Conselho Diretor do RI gerenciava o fundo de dotação. Depois de fundar um hospital em sua cidade (Elyria, EUA), o rotariano Edgar Aleen estabeleceu a International Society for Crippled Children em 1919, que mais tarde passou a se chamar Easter Seals. O que motivou Allen a estabelecer a entidade foi a conscientização de que os desafios das crianças com deficiências eram desconhecidos do grande público. Outros rotarianos já ajudavam crianças nestas condições e, a Convenção de 1922 incentivou os clubes a apoiarem a causa. Assim, a Easter Seals foi uma escolha natural para receber o suporte da Fundação Rotária.
A Fundação Rotária é uma rede global de líderes comunitários e uma entidade sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem desenvolvidos pelos Rotary Clubs. A missão da Fundação é ajudar a humanidade e, há mais de 100 anos, os rotarianos realizam essa função com dedicação, energia e inteligência. Isso acontece por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos para que tenhamos um mundo melhor.
O Rotary está espalhado por vários países, atualmente o número de clubes é de 36.420 com 1.196.090 rotarianos, sendo que 285.342 são mulheres. Presente em 218 países e 528 distritos, o Rotary possui, também, os Rotaract e Interacts para jovens e crianças. De acordo com o Rotary Brasil, em 10 de novembro de 2020, há cerca de 11.056 Rotaract Clubs em 181 países com 211.297 rotaractianos e 106.996 são mulheres. Já os Interact Clubs são 15.274 distribuídos em 145 países com 351.302 interactianos. Há, também, 11.583 Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (N.R.D.C) em 96 países, totalizando, assim, 231.660 voluntários não rotarianos.
Já no Brasil, possuem cerca de 2.410 clubs com 52.367 rotarianos e 15.138 compostas por mulheres em 31 distritos. Os adolescentes atuam através dos 803 Rotaract Clubs com 8.935 membros e 4.203 são rortactianas. Já as crianças participam dos 624 Interact Clubs totalizando 14.352 de interactianos. Por fim, há 321 Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário formados com 6.420 voluntários não rotarianos que desejam fazer a diferença por meio de projetos sociais.
No Brasil, a Fundação Rotária é representada pela Associação Brasileira The Rotary Foundation (ABTRF), criada em 2004 com o intuito de proporcionar um novo caminho para receber contribuições de empresas. Nos últimos 10 anos já foram investidos cerca de 170 milhões de reais através da ABTRF, o equivalente a mais ou menos, 34 milhões de dólares que puderam financiar projetos em todo o Brasil e, 15% desse valor é de doação através do programa empresa cidadã.
A área de enfoque que mais assistida por meio dos projetos da Fundação Rotária é a de prevenção de doenças, como bancos de leite, equipamentos para hospitais em UTI´s, consultórios e o atendimento materno-infantil. Recentemente, o Distrito 4420 doou $80.000 dólares em equipamentos de proteção para os profissionais da Saúde que atuam no combate ao novo coronavírus. A área da educação também está na lista, onde um dos projetos de grande impacto é o do Colégio Rio Branco, fundado pela Fundação Rotária de São Paulo, além de outros projetos relacionados a essa área.
Um dos projetos mais conhecidos do Rotary Internacional é a campanha mundial de combate à poliomielite que foi desenvolvida nos anos 80 em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades. Essa campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio e, no Brasil, o último caso registrado foi em 1989, porém, o país só recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.
Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos desenvolvidos para que os rotarianos atinjam seu ideal de prestação de serviços e altos padrões de ética. Formulado em 1910 para definir resumidamente o propósito da organização e as responsabilidades dos rotarianos.
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base, todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: 01. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir. 02. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil das normas de ética profissional. 03. A melhoria da comunidade pela conduta de cada um na vida pública e privada. 04. A aproximação dos profissionais de todo mundo, visando a consolidação das boas relações da cooperação e da paz entre as nações através de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo Ideal de Servir.






