Grupo de Companheirismo do Rotary realiza projetos de serviços internacionais

Rotarianos do Grupo de Companheirismo - Tartu, Estônia, agosto 2019 (Foto arquivo pessoal: Marco A F Franco)
Rotarianos do Grupo de Companheirismo - Tartu, Estônia, agosto 2019 (Foto arquivo pessoal: Marco A F Franco)

São formados por rotarianos que possuem interesses em comum. Como por exemplo: esportistas, escritores, colecionadores, pescadores, músicos, radialistas, leitores, estudiosos de bebidas, gourmets, etc.

O Grupo de Companheirismo faz parte de uma Rede Global de Grupos de Rotarianos. É um programa estruturado do Rotary Internacional e é necessário a participação de no mínimo 5 países com autorização do Rotary Internacional

Buscando divulgar os objetivos do Rotary, o grupo estimula o companheirismo, a prestação de serviços internacionais, oferecer serviços únicos à comunidade e favorecer a retenção do quadro social. Também proporcionar momentos agradáveis e gerar oportunidades para novas amizades.

Para participar basta contatar a diretoria do grupo de seu interesse, através do site do grupo (https://www.rotary.org/pt/our-programs/more-fellowships) ou no My Rotary (https://my.rotary.org/en/).

Cada grupo é organizado de forma independente, tem sua diretoria, forma de funcionamento, política de filiação e suas taxas de manutenção.

O grupo tem uma finalidade de atrair rotarianos de todo o mundo, cada grupo realiza atividades internacionais como encontros, torneios e reuniões, especialmente na época da Convenção Internacional.

As ações do grupo acontecem quando ocorrem os encontros, reuniões e torneios. O grupo planeja suas ações e projetos, sempre dentro das áreas de foco do Rotary Internacional ou mesmo de campanhas a nível regional ou internacional. Um exemplo é o grupo de tênis, que realiza campeonatos no mundo inteiro buscando uma contribuição para a Pólio e, também, para um projeto local do clube de Rotary que apoia o evento.

A participação dos grupos de companheirismo amplia constantemente a rede de amizades e de negócios, mantendo, assim, uma motivação da participação em Rotary e permitindo a realização de projetos globais.

Marco A F Franco, Presidente do Grupo Internacional de Companheirismo de Tênis (ITFR) 2020-22, onde participa desde 2008, comenta um pouco de sua participação no grupo, “Participar do grupo é muito bom, fazemos amizades com outros tenistas rotarianos, jogamos muito tênis em torneios, conhecemos mais sobre o Rotary e projetos em todo o mundo. Me sinto muito bem e posso viajar, conhecer outros lugares no Brasil, América do Sul e todo o mundo”, finaliza ele.  

Localizar site dos clubes