Seminário virtual fala da importância de clubes satélites

Participantes no Seminário Virtual de Clube Satélite (Foto: Pedro Matheus)
Participantes no Seminário Virtual de Clube Satélite (Foto: Pedro Matheus)

Reunião falou sobre formar clube satélite, boas práticas, benefícios e visões diferentes de clubes.

No último sábado (07), aconteceu o Seminário de Clubes Satélites que é uma nova opção para formação de Rotary Clubs. Watson Travassos, Governador do Distrito 4420, abriu o seminário que aconteceu de forma virtual e contou com a participação de alguns membros do colégio de governadores dos Distritos 4420 e 4630, além de rotarianos do distrito.

O Clube Satélite existe desde 2013, no Distrito 4420, o primeiro foi fundado em 2017. Os Satélites podem ser formados com apenas 8 associados, diferente de clubes tradicionais que precisam de 20 associados.

Para formar um Clube Satélite, uma boa alternativa consiste em procurar candidatos em grupos que não estejam bem representados por Rotary Clubs locais. Outros segmentos são: pessoas aposentadas, jovens aprendizes, organizações comunitárias e rotaractianos através da dupla filiação e ex-rotarianos.

Ronaldo Varella, Governador do ano rotário de 2016-2017 e Presidente da Comissão Distrital do 4420, esteve falando sobre os benefícios que tem um Clube Satélite. Esses Clubes devem ser apadrinhados por um único clube tradicional. Seus associados são rotarianos e um Satélite pode criar suas próprias regras para que se torne independente no futuro.

As boas práticas para um Clube Satélite são: focar em projetos e ações sociais, trabalhar com o padrinho em projetos comunitários, reuniões conjuntas uma a cada 3 meses, ser flexível e inovador e redigir seu regimento interno com o padrinho, o qual precisa aprová-lo. Ter uma área de ação bem definida e bem planejada é fundamental para o sucesso do Clube Satélite.

O Coordenador Rotary da Região 31, Governador José Claudinei Rocco, esteve falando no seminário das três visões que são: Membro de um Clube Satélite, Visão de Rotariano e Rotary International. Na visão de um Rotariano Membro de um Clube Satélite é estar disposto a servir por meio do Rotary. Da visão dos Rotarianos, é olhar para os Clubes Satélites, e encontrar uma opção de aumentar o quadro associativos. Pela visão Rotary Internacional, engloba oferecer oportunidades para as pessoas servirem e colocar em prática suas ideias por meio da instituição.

Finalizando, Rocco fala sobre essa participação com o Clube Satélite. “Quando fala em organizar um Clube Satélite, se fala em levar esperança para uma comunidade. Não é apenas servir, é levar conceito mostrando que dias melhores virão” finaliza ele.

https://onedrive.live.com/?authkey=%21AAKEj%2Dc63AA288k&cid=D10970E9C3A1406B&id=D10970E9C3A1406B%21160767&parId=D10970E9C3A1406B%21156670&o=OneUp

 

Localizar site dos clubes